quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Frida Kahlo exuberante em sua arte

Essa tal de Frida Kahlo conheci o sua arte por acaso e resolvi pesquisar sobre essa artista exuberante, instantaneamente a admirei-a pela a sua paixão ao fazer as suas pinturas com um sentimento tão extremo, não importando se é bom ou ruim, apenas sentindo e vivendo intensamente.
" pinto a mim mesma porque sou sozinha e sou o assunto que conheço melhor"
" pensaram que sou surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei minha própria realidade."
Por mais  forte ela parecia ser, demonstrava uma tristeza em amar e viver, que a cada acontecimento duro que ocorreu e sua vida, balançava a humana Frida Kahlo e não a pintora irreverente, nas suas pinturas transparecia força, equilíbrio e genialidade.
A beleza desta dama é exótica com as sobrancelhas espessas, pele rosada e roupas num tom de originalidade que somente ela dava as roupas em apenas estar vestida, não era tão linda, entretanto seu charme atrai os olhos e com um olhar de mistério. Sua bissexualidade assumida talvez a inspirou também na sua essência sensual e em sua arte surreal. Tudo que ela sentia transparece em sua arte dor, amor, vida e claro seus autorretratos
.Estilo artístico

- Abordagem de temas pouco ortodoxos.

- Estética muito próxima do Surrealismo.

- Influência da arte folclórica indígena mexicana, cultura asteca, tradição artística europeia, masrxismo e movimentos artísticos de vanguarda.

- Pintou muitos autorretratos, paisagens mortas e cenas imaginárias.

- Uso de cores fortes e vivas.

- Abordagem de temas de sua própria vida.

- Presença de objetos simbólicos em suas obras.


Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), emCoyoacán, na época uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito
Em 1913, com seis anos, Frida contraiu poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais.
Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira.
Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelagem.
Em 1925, aos 18 anos, aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez. Então sofreu um grave acidente. Um bonde, no qual viajava, chocou-se com umtrem. O pára-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, atravessou a sua pélvis e saiu pela vagina, causando uma grave hemorragia. Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Tal acidente obrigou-a a usar coletes ortopédicos de diversos materiais, e ela chegou a pintar alguns deles (como o colete de gesso da tela intitulada A Coluna Partida')
Casa-se aos 22 anos com Diego Rivera, em 1929, um casamento tumultuado, visto que ambos tinham temperamentos fortes e casos extraconjugais. Kahlo, que era bissexual, teve um caso com Leon Trotski depois de separar-se de Diego. Rivera aceitava abertamente os relacionamentos de Kahlo com mulheres, mesmo elas sendo casadas, mas não aceitava os casos da esposa com homens. Frida descobre que Rivera mantinha um relacionamento com sua irmã mais nova, Cristina.
Tentou diversas vezes o suicídio com facas e martelos.
Em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta a hipótese de que tenha morrido de overdose (acidental ou não).

Nenhum comentário:

Postar um comentário